O controle de estoque é um dos pontos cruciais para qualquer negócio que trabalhe com compra e venda de produtos.  Portanto, vale a pena investir tempo e esforço para controlar essa área do seu negócio. Evitando assim, inconsistência no estoque.

Ter controle um controle rigoroso sobre a entrada e saída de mercadorias do estoque é primordial.  O mais importante, não podemos permitir que uma operação de entrada ou saída de produto deixe de ser registrada. Da mesma forma, temos que ter certeza que todas as operação foram registradas corretamente. A tecnologia é certamente uma grande aliada para ter em um melhor controle de estoque, mas sozinha não resolve o problema. Em outras palavras, é preciso ter processos operacionais bem definidos.

PROBLEMAS DE INCONSISTÊNCIAS NO ESTOQUE

As maiores causas de inconsistências no estoque tem como origem o registro incorreto das movimentações. Vamos destacar abaixo algumas situações que merecem atenção:

  • Em primeiro lugar, produto incorreto: Registrar a movimentação no estoque utilizando um produto diferente do que consta no documento fiscal. É importante lembrar que o controle de estoque é feito com base no código do produto, e não em sua descrição;
  • Já em segundo lugar, unidade de medida incorreta ou falta do fator de conversão: Registrar a movimentação no estoque utilizando unidade de medida incorreta ou não ter registrado os fatores de conversão de unidade de medida.  Somente com a informação dos fatores de conversão é possível fazer o controle de estoque nas situações em que a empresa cadastra o item com uma unidade de medida e vende ou compra utilizando outra unidade de medida;
  • E por fim, data incorreta: Registrar a movimentação no estoque com data divergente da que a operação realmente ocorreu.

As inconsistências no registro incorreto das movimentações poderá impactar diretamente no cálculo do saldo em estoque e respectivos custos unitário.

OTIMIZE O PROCESSO UTILIZANDO UM PROGRAMA DE CONTROLE DE ESTOQUE

Um software de controle de estoque facilita a gestão das operações, tornando os processos mais rápidos e eficazes. Além disso, oferece indicadores e relatórios para auxiliar na tomada de decisão e maximizar os lucros do seu negócio.

Quer conhecer um pouco mais sobre nossa solução para controle de estoque, clique aqui e fale com um dos nossos mentalistas.