Para emitir a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFSe), não basta ter computador, acesso a internet, certificado digital e um sistema. No entanto, uma etapa que muitas empresas esquecem é de fazer o cadastro no sistema BHISSDIGITAL da Prefeitura de Belo Horizonte/MG para habilitar a emissão da NFSe.

BHISSDIGITAL

Em Belo Horizonte temos o portal BHISSDIGITAL, responsável pelo credenciamento dos contribuintes da capital mineira para emissão da NFSe.

Acessar o portal do BHISS Digital www.pbh.gov.br/bhissdigital, clicar no link e selecionar a opção ;
Clicar na opção se a empresa/entidade não for uma instituição financeira ou caso a empresa seja uma instituição financeira;
As regras de preenchimento são:
O CNPJ e a senha são de preenchimento obrigatório;
Além disso, os demais campos são opcionais.

Passo 1: Identificação:
Em primeiro lugar, informe o CNPJ do Usuário.

Passo 2: Dados do usuário:
Já em segundo lugar, crie a senha no campo próprio;
Esta senha deve ter no mínimo 8 e no máximo 10 caracteres, podendo ser alfanumérica por exemplo;
Confirmar a senha;
Informar o endereço eletrônico (e-mail);
Este endereço eletrônico será utilizado para que o sistema retorne uma nova senha, caso o usuário esqueça a que foi cadastrada. Envie informações sobre a geração, validação e/ou revogação de procuração, credenciamento para geração de NFS-e, e qualquer outra alteração ocorrida no sistema em relação a sua empresa/entidade;
Confirmar o endereço eletrônico (e-mail);

Passo 3: Assinatura do cadastramento:
Por fim, caso o sistema valide a operação será aberta uma tela informando que o usuário deve inserir o “token” ou o “smartcard”;
Ao reconhecer o dispositivo, o usuário deve selecionar o certificado digital, fornecer a senha e concluir a assinatura;
Caso a raiz dos CNPJ não sejam equivalentes será apresentada certamente uma mensagem de erro;
Se todos os campos foram preenchidos corretamente, o sistema emitirá uma mensagem de Sucesso e a empresa estará cadastrada.

Não precisa mais fazer o credenciamento

O município de Belo Horizonte aboliu o procedimento de credenciamento para emissão de NFS-e. Em suma, todas as entidades com CNPJ ativo, uma vez cadastradas no sistema BHISS Digital, estão aptas à emissão da NFS-e.

Ainda com dúvida? Clique abaixo e veja nosso eBook ilustrando, acima de tudo, o passo-a-passo do credenciamento da NFe no SIARE.