Você aí que realiza compras online ou mesmo física já está atento aos serviços de cashback? Ainda não sabe o que é e como funciona? Preparamos um guia respondendo as principais dúvidas sobre o assunto.

O que é?

Cashback, palavra inglesa que literalmente significa “dinheiro de volta”. Com o crescimento das compras feitas pela internet, empresas e bancos passaram a ofertar aos consumidores o serviço de cashback . O objetivo é fazer os clientes acumularem uma espécie de crédito a partir da compra de alguns produtos e posteriormente ter esse dinheiro de volta – seja na conta ou como crédito para compra de outros produtos

O objetivo principal é implementar um modelo de recompensa mais vantajoso que os programas de fidelidade e pontos vigentes até então no país.

Cashback: quais os tipos?

Antes de tudo, é importante ficar atento aos diferentes tipos de cashback. Alguns, por exemplo, permitem que você receba o dinheiro de volta na sua conta corrente. Em contrapartida, muitos utilizam a “carteira digital”, possibilitando o abatimento do valor em compras futuras. Ou seja, é importante ver o tipo de cashback em cada serviço para entender qual vale a pena para você.

Há um outro tipo de cashback conhecido como “cashback social”. Está relacionado as empresas que desejam mostrar seu valor social aos clientes, visto que ao invés de devolver parte dos gastos aos clientes, eles destinam esta parte para instituições de caridade. Nesta ocasião, a instituição que o valor será transferido é escolhida pelo consumidor.

Cashback: como funciona?

Nas compras com cashback, parte do valor da compra é devolvido para o consumidor, conforme porcentagem que varia de empresa para empresa. Algumas, por exemplo, ofertam 2% do seu dinheiro de volta. ou seja, tudo depende do site que disponibiliza esse serviço, das lojas parceiras e de quais produtos fazem parte da compra. Lógico, existem exceções e algumas empresas podem retornar até 100% do valor dependendo da campanha promocional.

O cashback acaba funcionado como uma espécie de incentivo à compra, já que os clientes terão parte do dinheiro de volta, o produto desejado acaba saindo mais barato ao consumidor.

E as empresas, o que elas ganham devolvendo parte do seu dinheiro? Não se engane achando que as empresas estão perdendo. O cashback pode impulsionar, e muito, a visibilidade dessas empresas que passam a anunciar em grandes plataformas que fornecem esse serviço. Ou seja, elas conseguem atingir mais pessoas, que podem se tornar futuros clientes.

Se o cliente tiver uma boa experiência e ver valor no serviço com o benefício extra de ter o dinheiro de volta, ele acaba criando um vínculo de fidelidade com as lojas . Como resultado, a longo prazo, esses clientes podem trazer mais lucros do que prejuízos para as empresas que ofertam cashback.

Quem oferece Cashback?

Aqui no Brasil, os programas mais conhecidos de cashback são Méliuz, Ame Digital, BeBlue e Livelo. Além delas, instituições financeiras como PagBank, PicPay e Banco Inter incorporaram o cashback ao seu leque de serviços.

E vale a pena?

Todo mundo gosta de adquirir um produto com as melhores condições financeiras possíveis . A título de demonstração, vamos verificar condições de cashback que foram ofertadas pela plataforma do Banco Next na Black Friday de 2021.

Apple Watch
O smartwatch Apple Watch Series 3 GPS 38mm, com caixa cinza espacial de alumínio e pulseira esportiva preta, é vendido a 1.599 reais à vista – enquanto o valor original era 1.999 reais. Também há a possibilidade de parcelar em até 12 vezes de 133,33 reais sem juros. Em ambos os casos, o cliente recebe 400 reais em dinheiro, na conta corrente, assim que o pagamento for aprovado;

Outros exemplos podem ser conferidos nessa matéria da Revista Exame.

E aí, gostaram? Cliquem no botão abaixo e vejam mais dicas para o seu dia a dia: