Você sabia que é possível reconhecer firma da sua assinatura em documentos de forma digital? Pois é, acessando o sistema do e-Notariado (acesse a plataforma) através do seu certificado digital eCPF. Em outras palavras, para realizar o reconhecimento de firma de forma eletrônica, você deverá ter firma aberta no cartório escolhido e um certificado digital Notarizado ou pelo sistema nacional brasileiro de certificação digital (ICP-Brasil).

Escolhendo o Cartório de Notas, será possível assinar o documento original e envia-lo digitalmente. Depois, o Cartório marcará uma videoconferência para confirmar a identidade e capacidade civil do solicitante. E por fim, será assinado digitalmente um termo de validação, no qual o tabelião reconhece a firma autêntica no documento original e o disponibiliza para retirada ou para que seja entregue ao responsável.

E-Notariado – Principais funções

No sistema, acima de tudo, é possível assinar digitalmente processos de divórcio, compromisso de união estável, procurações públicas, escrituras públicas, escrituras de compra e venda, testamento, dentre outros.

No entanto, ainda não está disponível na plataforma os atos de reconhecimento de assinaturas em documentos por semelhança. Em suma, em 2022, tem a previsão do órgão da implementação do novo recurso.

Certificação Digital

Precisa emitir um certificado digital? Clique aqui e faça conosco da Mentalistas Tecnologia. Emissão de Certificados Digitais nos modelos eCNPJ, eCPF e NFe, com as mídias A3 Cartão, A3 Token, A3 Nuvem e A1 (sem mídia).

E aí, gostou da dica? Acompanhe abaixo mais novidades do universo eletrônico e certificação digital.