Desde o dia 1º de janeiro de 2020, o registro de imóveis pode ser feito de forma totalmente online via computador e com o seu certificado digital. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) regulamentou esta decisão, atendendo a um pedido do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), para melhorar a eficiência na gestão de imóveis.

Com isso, é possível hoje comprar e registrar imóvel através da Certificação digital, sem ter que ir fisicamente ao Cartório de Registro. E o mais importante, certamente uma grande economia de tempo e dinheiro!

IMPORTÂNCIA DO REGISTRO DE IMÓVEIS

Não basta na compra do imóvel assinar um contrato de compra e venda ou por exemplo “passar” a escritura no Cartório de Notas. Para formalizar a compra de um imóvel você deve registrar no Cartório de Imóveis da sua cidade ou região. Ou seja, só é “dono” quem registra o imóvel. Não esqueça nunca dessa dica!

COMO REGISTRAR IMÓVEIS COM CERTIFICADO DIGITAL

O Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI) é administrado pelo Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico (ONR). Nele é possível fornecer aos agentes de registro imobiliário e clientes os mecanismos para gerar verificação e autenticação da veracidade e validade dos documentos.

Em suma. para assinar a documentação deve-se utilizar o Certificado, modelo A3 (mídia). Para pessoas físicas o e-CPF, ou, da mesma forma, no caso de representante do comprador com o e-CNPJ.

FALTA AINDA SINCRONIZAÇÃO PARA O REGISTRO DE IMÓVEIS ONLINE

Além do registro eletrônico do imóvel, o SREI acima de tudo oferece outros serviços online como pedido de certidões, visualização digital da matrícula do imóvel, pesquisa de bens que permite a busca por CPF ou CNPJ, entre outros. No entanto o sistema não foi implantado ainda em todos os oficiais de registro de imóveis dos estados, o que prejudica o intercâmbio de documentos e informações.

FAZEMOS A EMISSÃO DO SEU CERTIFICADO

A Mentalistas Tecnologia emite e renova certificados de forma presencial ou da mesma forma por videoconferência. Além disso, trabalhamos com os modelos eCNPJ, eCPF e NFe, com as mídias A3 Cartão, A3 Token, A3 Nuvem e A1 (sem mídia).

E aí, gostou dessa novidade do universo da Certificação Digital? Clique no botão abaixo e confira outras matérias sobre o tema…