O Instituto de Tecnologia da Informação (ITI) é o órgão que regulamenta e gerencia o Certificado Digital no país. Nesta semana ele lançou o site “Aqui tem CD”, com todas as informações e aplicações então disponíveis com uso da certificação. Hoje em dia, o ITI realiza o mapeamento de sistemas e processos conforme os dados e links disponíveis nos diversos portais públicos e privados. Entretanto, o ITI não pode incluir nenhum portal com caráter pago. Acima de tudo, o site busca estimular o uso do certificado em serviços sem que gere nenhum tipo de cobrança as pessoas e empresas.

Descubra se sua atividade já tem serviço vinculado ao certificado

O portal visa mostrar a importância do certificado digital nas atividades do dia a dia. O ITI levantou cerca de 170 serviços, em diversos segmentos de mercado, para que todos tenham conhecimento e fácil acesso as aplicabilidades.

Em breve todos serviços serão providos com certificação

Acima de tudo, o governo vislumbra num futuro breve, que todos os serviços sejam providos digitalmente com o uso do certificado ICP-Brasil. Hoje por exemplo, a Junta Comercial de MG obriga uso de certificado digital para registro de empresas.

Crescimento no país – ITI Certificado Digital

O cenário é de grande crescimento no país. Segundo o ITI, são mais de 8,4 milhões de certificados ativos no Brasil, sendo aproximadamente 3,6 milhões emitidos então em 2019.

Quer saber mais sobre o tema “Certificação Digital”? Acesse abaixo os posts relacionados! Caso ainda tem alguma dúvida, faça contato para conversarmos um pouco mais a respeito.